Artigo “Entre bisturis e Desafios de Carreira: Socialização Profissional de Médicas Cirurgiãs” recebe premiação no EnANPAD

Data de publicação: 8 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

O artigo “Entre bisturis e Desafios de Carreira: Socialização Profissional de Médicas Cirurgiãs” recebeu a premiação de melhor artigo da Divisão Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no EnANPAD – Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração de 2018. Trata-se de um reconhecimento importante para os autores na medida em que o evento se configura como o mais relevante da área no Brasil.
Para a UFC, esse reconhecimento apresenta um caráter muito especial na medida em que os autores são servidores técnico-administrativos (Isabelle Oliveira e Davi Marques) e servidores docentes (profa. Tereza Lima e Profa.Elidihara Trigueiro), além do doutorando do PPAC Luis Eduardo Brandão Paiva. A pesquisa entrevistou 10 médicas cirurgiãs que trabalham como docentes na UFC e/ou médicas no Hospital Universitário.
O artigo é oriundo do trabalho de conclusão de curso de Isabelle Oliveira. O trabalho, que aborda a Socialização Profissional de Hughes (1958, 2012) e de Dubar (2005), traz relatos de mulheres que tiveram que lidar com a idealização e a quebra de estereótipos para atuarem como cirurgiãs e enfrentaram desafios e preconceitos para atuar em um universo predominantemente masculino.