Informações sobre o Curso

Informações Gerais

A Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará foi fundada pelo professor Djacir Menezes, em novembro de 1938, com a colaboração dos professores Lincoln Mourão Mattos, Domingos Brasileiro, José Valdo Ribeiro Ramos e Carlos Oliveira Ramos. A Faculdade organizou-se, inicialmente, como entidade privada de ensino superior, oferecendo o Curso Superior de Administração e Finanças, para formação de bacharéis em Ciências Econômicas.

O Curso funcionava em regime seriado anual, com duração de três anos. Em 1956, a Faculdade foi agregada à Universidade do Ceará, hoje, Universidade Federal do Ceará, instituída em 1955. A Lei nº. 2.921, de 21 de outubro de 1956, concedeu a inclusão da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará entre os estabelecimentos de ensino subvencionados pelo Governo Federal. Após seis anos de funcionamento foi estruturado um novo currículo, de acordo com o Parecer 397/62 do Conselho Federal de Educação, já na vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Pode-se afirmar que esse momento marcou claramente a distinção entre as áreas de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis e Atuariais.

A FEAAC, atualmente, oferece 2 cursos de bacharelado em Ciências Econômicas:

• Curso 08 – Ciências Econômicas Diurno;
  • Curso 09 – Ciências Econômicas Noturno.

A integralização curricular compreende um total de 186 (cento e oitenta e seis) créditos, sendo 170 em disciplinas obrigatórias e 16 em disciplinas optativas. Além do cumprimento dos créditos, o aluno deverá elaborar uma monografia sobre tópico na área de economia, sob orientação de um professor e defendê-la perante uma Banca Examinadora composta de três(3) professores, da qual faz parte o professor orientador.

O período mínimo para conclusão dos cursos diurno e noturno é de 8 semestres.

Os cursos são ministrados em regime semestral e de créditos (cada crédito corresponde a 16 horas de aulas teóricas). São ofertadas anualmente 80 vagas para o período diurno e 80 vagas para o período noturno.

Faça download do Projeto Pedagógico do curso.

Corpo Técnico da Coordenação

• Jorge Alberto da Silva Soares
  • José Milton de Oliveira Fontenele
  • Naiara Braz Sidrim Nogueira