Nota Pública da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará

Data de publicação: 15 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Nota em Defesa da Democracia, da Pluralidade e do Respeito às Diferenças

Nota de Solidariedade às vítimas de agressões morais e discriminatórias nos campi da UFC.

A Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará, instalada com os misteres de acompanhar a situação dos Direitos Humanos na UFC, denunciar a sua violação e tomar posição sobre a questão dos Direitos Humanos, por meio de ações que concorram para o respeito a esses direitos ou para fazer cessar a sua violação, dentre outros, vem a público manifestar solidariedade ao Professor Júlio Araújo, bem como aos demais membros da comunidade universitária, pela agressão moral e discriminatória sofrida no âmbito desta instituição.
Entendemos que não foram atos isolados de ataques aos direitos fundamentais, mas fruto de um movimento que representa um profundo retrocesso nas garantias e direitos, individuais e coletivos, conquistados a duras penas por nossa sociedade.
Ressaltamos ainda nossa preocupação com o ambiente universitário, que tem sido palco de reiterados confrontos que extrapolam os limites do debate saudável e construtivo próprios de uma Universidade pautada nos princípios da democracia, liberdade, pluralidade de ideias e respeito às diferenças.
Por fim, defendemos de modo irrestrito, o Estado Democrático de Direito em que o cumprimento da Constituição e das leis pelas próprias instituições esteja guiado pela vedação ao retrocesso em matéria de liberdades e direitos humanos.

Fortaleza, 15 de outubro de 2018.

A Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará