Professor da FEAAC tem artigo premiado em encontro nacional de Administração Pública.

Data de publicação: 17 de maio de 2019. Categoria: Notícias

O docente Marcelo Ponte Barbosa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, em coautoria com o professor Roberto Tatiwa Ferreira, também da FEAAC, teve seu artigo premiado como o melhor trabalho no EnAPG (Encontro de Administração Pública da ANPAD)  que está acontecendo na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de 16 a 18 de maio.

O artigo tem como título “Avaliação de Impacto da Política de Expansão das Universidades Federais sobre as Economias Municipais“. Segue abaixo o resumo do mesmo:

Neste artigo avalia-se o impacto da implantação dos novos campi universitários federais sobre as economias municipais a partir de indicadores de produção e renda. Para tanto, aplicou-se a técnica de pareamento por escore de propensão e, em seguida, estimou-se o Efeito Tratamento sobre Tratados da política. Os resultados indicam que a implantação dos novos campi foi capaz de elevar a renda per capita dos municípios beneficiados. Contudo, há indícios de que este impacto se deu mais pelo estímulo à demanda local do que via elevação da produtividade, o que limita o retorno social dos investimentos realizados.

No EnAPG, a UFC foi a instituição com mais artigos aprovados, com um total de 23 artigos selecionados. A relação completa de artigos selecionados no EnAPG está presente neste link.

Saiba mais: O EnAPG é um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Divisão. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento da área de estudos em Administração Pública, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse destacados, por meio de artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos.