Professor do CAEN/UFC publica em relevante periódico internacional

Data de publicação: 24 de julho de 2019. Categoria: Notícias

O Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC) publicou o artigo College Choice, Selection, and Allocation Mechanisms: A Structural Empirical Analysis  no periódico Quantitative Economics, editado pela The Econometric Society, em co-autoria com o Prof. Thierry Magnac (Toulouse School of Economics, University of Toulouse, França) e o Prof. Qizhou Xiong (Faculty of Economics and Management, OvGU Magdeburg and Financial Markets, IWH, Alemanha).

Segundo o Prof. Carvalho: “… estou muito satisfeito com essa publicação, pois realizei 4 ações importantes que um cientista deve sempre perseguir: 1) levar o nome  da UFC a um contexto internacional de produção científica de alta qualidade, 2) praticar a internacionalização da UFC ao publicar com pesquisadores internacionais, 3) atuar de maneira multidisciplinar, ao aplicar economia às questões educacionais , e 4) dar retorno social à população do meu estado, ao discutir um tema de alta relevância prática e atual.”

O artigo pode ser encontrado para leitura através deste link.

Saiba Mais: O artigo analisa o processo de escolha de curso universitário de estudantes cearenses do último ano do ensino médio de uma maneira rigorosa e quantitativamente mensurável. Os resultados mostram que a escolha de um mecanismo de alocação tem consequências consideráveis tanto para as universidades quanto para os alunos, algo desconsiderado nos sistemas de seleção das universidades federais no Brasil. De fato, nossas universidades adotaram, em 2010, sob pressão do governo federal, um mecanismo de alocação nacional que consistia em submissões realizadas pelos estudantes de uma lista de duas escolas preferidas e um complicado mecanismo de aprendizagem (SISU + ENEM). De maneira pioneira, o artigo oferece recomendações concretas para balizar certos aspectos da reforma universitária (necessária) que foi proposta recentemente pelo governo federal brasileiro.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC) – fone: (85) 3366.7751 – josecarv@ufc.br