Histórico e Missão

Histórico

A Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará foi fundada pelo professor Djacir Menezes, em novembro de 1938, com a colaboração dos professores Lincoln Mourão Mattos, Domingos Brasileiro, José Valdo Ribeiro Ramos e Carlos Oliveira Ramos. A Faculdade teve início como escola particular, sendo federalizada em 1963.

O seu corpo docente inicial foi composto pelos professores: Djacir Menezes – Economia Política; Domingos Brasileiro – Matemática Financeira; José Valdo Ribeiro Ramos – Geografia Econômica; Carlos de Oliveira Ramos – Direito Civil e Constitucional e Lincoln Mourão Matos – Contabilidade.

Fiel ao compromisso com o meio em que se integra, a Instituição cresceu rapidamente, transformando-se na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC).

Atualmente a FEAAC oferece seis (06) cursos de Graduação (Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Secretariado Executivo e Finanças), dois (02) Mestrados Profissionais (Administração e Controladoria e Economia), dois (02) Mestrados Acadêmicos (Administração e Controladoria e Economia) e dois (02) Doutorados (Economia e Administração e Controladoria), atendendo a um total de 4.140 (quatro mil cento e quarenta) alunos. O seu corpo docente é formado por 132 (cento e trinta e dois) professores, dos quais 91 (noventa e um) são doutores, 32 (trinta e dois) são mestres e 03 (três) são especialistas. O corpo técnico-administrativo é composto por 49 (quarenta e nove) servidores.

No primeiro semestre de 2003, a FEAAC publicou a primeira edição da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Em apenas dois anos, a Contextus foi classificada, pela CAPES, como LB (Local B) na lista de periódicos nacionais e locais editados no Brasil. A nova edição do Sistema QUALIS de classificação de periódicos na área de Administração, Contabilidade e Turismo reclassificou a Revista de B4 para B2.

Para melhor atender às demandas do corpo docente, discente e técnico-administrativo, O Bloco Didático III da FEAAC, que se localiza na Rua Marechal Deodoro, foi inaugurado em 2012. O referido prédio conta com 25 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, dois elevadores, espaço de convivência, cantina, copa, sala para reuniões, gabinetes de professores e salas para os centros acadêmicos dos diversos cursos.

Nos últimos anos a FEAAC, através de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, tem ampliado suas parcerias e interfaces com a sociedade, sempre procurando ser uma Instituição ativa que se renova a cada dia com o ingresso de novas gerações de estudantes e professores/pesquisadores

Missão

Formar profissionais, críticos e reflexivos, capazes de atuar como agentes transformadores da sociedade.